U2 - 1987
E finalmente o sonho de tantos anos acabou virando realidade: de uma banda que tinha grandes audiências ao vivo, mas poucas vendagens (como The Edge inteligentemente resumiu em uma entrevista meses antes do lançamento de The Joshua Tree), o U2 era agora um autêntico campeão de vendas: basta dizer que The Joshua Tree é até hoje o disco que mais rápido vendeu na Inglaterra (300 mil cópias em dois dias) e em menos de dois meses, mais de sete milhões de pessoas compraram o seu disquinho. Os anos de 1987 e 1988 ficaram conhecidos como os excessos do grupo – em dinheiro, em shows, em aparições, e em abusar de clichês – e a chegada de Rattle and Hum no ano seguinte, aumentou ainda mais o gigantismo, mas também rendeu belas pauladas pelo excessivo amor e apego ao som americano. A banda acabou sendo presa fácil em milhões de armadilhas, nas quais não contava: desde a crítica de grupos do selo Mother até ataques pessoais na Irlanda e ainda tentar explicar que a obsessão que tinham pela América não significava que abraçariam o estilo de vida americano. A enorme excursão pela América e Europa com lotações sempre esgotadas e o contato com as origens rock ‘n’ roll, do jazz, soul, gospel e do blues, mudaram radicalmente o grupo. Para se ter uma idéia, Bono chegou a esquecer o aniversário da esposa e acabou compondo uma canção para pedir desculpas a ela. Larry perguntava o que havia acontecido com o U2, que havia virado uma máquina de dinheiro e de paranóia. Se o U2 não havia ainda achado o que tanto procurava, finalmente acabavam de encontrar. E em doses cavalares...
http://www.beatrix.pro.br/mofo/imagens/u208_deserto.jpg
1 – O topo da parada
Após muitos anos tentando e batendo na trave, finalmente a banda consegue o primeiro posto nas paradas. E o sucesso veio com “With Or Without You”, a primeira canção do grupo a liderar a parada de sucesso na América, embora não tenha repetido o feito na Inglaterra (isso aconteceria apenas com “Desire”, de Rattle and Hum). Musicalmente falando, “With Or Without You” é uma das mais belas composições que escreveram e um belíssimo vídeo para promovê-la mostrou um grupo diferente, com Bono usando um rabo de cavalo e The Edge com uma vasta cabeleira. Bono afirma que uma grande influência para a canção foi o cantor Scott Walker e seu disco Climate of Hunter.
http://www.beatrix.pro.br/mofo/imagens/u208_withclip.jpgE o visual da banda já começava também a dar mostras com o vocalista usando e abusando de roupas de caubói. Mas a música sofria também muitas mudanças: desde que o grupo voltara a “pensar em formato de canções” como The Edge dissera, muitas melodias e músicas começaram a ser escritas de maneira mais simples, sem o experimentalismo utilizado em The Unforgettable Fire.
Ela é uma das mais bem estruturadas músicas do grupo, com um começo lento e que vai crescendo gradualmente. O primeiro lugar na parada foi extremamente comemorado pelo grupo, já que a América era a grande obsessão. Uma prova disso pode ser constatada na mixagem final de “Bullet the Blue Sky”. No último dia de gravação, o grupo e Steve Lillywhite (que iria mixar a música) estavam em um dilema. A banda havia gravado dois finais possíveis no último verso – “of America” ou “of the world”. E qual deles deveria entrar? Após uma reunião infrutífera, Steve ligou para Paul McGuinness, que decidiu: usariam América já que eles queriam mostrar a América como metáfora e também sonhavam com o riquíssimo mercado dos Estados Unidos.
http://www.beatrix.pro.br/mofo/imagens/u208_with.jpgO grupo embarcaria para os Estados Unidos e iniciaria uma monstruosa excursão, mas antes disso, não se furtaram em participar de uma homenagem a um grande grupo da Irlanda. No dia 16 de março, em um programa televisivo chamado The Late Late Show, a banda Dubliners era homenageada por completarem 25 anos de carreira. O grupo participou da festa cantando “Springhill Mining Disaster”, de Peggy Seeger, música que contém uma história comovente. A canção relembra os sobreviventes de um acidente em uma mina de carvão que havia ocorrido em Springhill, na Nova Escócia, no Canadá. Após ficarem soterrados e sem poderem sair, os mineiros começaram a cantar, enquanto esperavam ajuda. Ao final da apresentação, o U2 se juntou aos próprios Dubliners e aos Pogues para uma apresentação conjunta. Vale dizer que a canção tornou-se parte do repertório da banda durante a excursão mundial.
Após a homenagem e com “With Or Without You” em primeiro lugar, o grupo rumou definitivamente para a América. E se o grupo queria ser notícia, conseguiu logo: no dia 27 de março subiram no teto de uma loja de licores, na esquina da Sétima Avenida com a Rua Principal, no centro de Los Angeles, para uma apresentação surpresa. O grupo iria gravar um vídeo para a canção “Where The Streets Have No Name” e a tocaram três vezes, além de “Pride”, “Sunday Bloody Sunday”, “In God’s Country” e “People Get Ready”, clássico de Curtis Mayfield. E o que se viu foi um caos enorme no meio do coração da cidade, com os fãs ocupando todas as ruas e sendo preciso a intervenção policial. E dessa confusão acabaram filmando duas versões para a canção: uma maior, começando com um rádio falando e tendo “Bullet the Bue Sky” ao fundo e uma mais curta, que se tornou a mais popular.
http://www.beatrix.pro.br/mofo/imagens/u208_video.jpgAlguns críticos disseram que a idéia era uma cópia descarada dos Beatles, que tocaram “Get Back”, no teto da gravadora Apple, em Londres, no ano de 1969. No vídeo, dirigido por Meiert Avis, algumas pessoas do staff da banda, como Joe O’Herlily e Paul McGuinness são focalizadas, sendo uma atração a mais para os fãs. E depois da brincadeira era hora de conquistar o planeta. Mas não sem uma outra pequena polêmica que renderiam algumas boas agulhadas...
2 – U2 não respeita pedido de Stevie Wonder
O U2 abriria a turnê americana em Denver, no dia 2 de abril em show na Universidade Estadual do Arizona, na cidade de Tempe. O estado do Arizona era um dos poucos que não adotaram o dia 15 de janeiro, data de nascimento de Martin Luther King, como feriado nacional. O governador Evan Mechan vetou a idéia e alguns músicos americanos, em repúdio, decidiram não tocar no estado enquanto ele não mudasse sua postura. Mas o U2 tocou, ainda que Stevie Wonder tivesse feito um pedido à banda para que isso não acontecesse.
http://www.beatrix.pro.br/mofo/imagens/u208_u2.jpgCom a polêmica aberta, o grupo a aumentou ainda mais com uma declaração que foi lida pelo promotor Barry Fey, e escrita pela banda. Eis os dizeres: “o governo Mecham está envergonhando todo o povo do Arizona. Nós condenamos sua ação e seu ponto de vista, que é um insulto a um grande líder.” E deram o show, recebendo críticas duplas: do governador e dos demais músicos. Uma pequena curiosidade: esse show rendeu um belo cd duplo pirata chamado Governor Mechan & MLK e que até hoje eu guardo e mostra a banda em boa forma, fato raro em um início de turnê.
Após o final do show, Bono argumentou que a vontade do governador não era a mesma das pessoas e por isso fizeram a apresentação. Os críticos rebateram dizendo que se era para respeitar a opinião pública, deveriam ter boicotado o estado. E a briga mostrou ao cantor e ao grupo que algumas vezes as palavras e ações erradas iriam causar um considerável estrago durante o ano.
Polêmica passada, o mês de abril reservou uma grande surpresa para a banda. Uma honra que apenas os Beatles e The Who haviam conseguido...
E finalmente o sonho de tantos anos acabou virando realidade: de uma banda que tinha grandes audiências ao vivo, mas poucas vendagens (como The Edge inteligentemente resumiu em uma entrevista meses antes do lançamento de The Joshua Tree), o U2 era agora um autêntico campeão de vendas: basta dizer que The Joshua Tree é até hoje o disco que mais rápido vendeu na Inglaterra (300 mil cópias em dois dias) e em menos de dois meses, mais de sete milhões de pessoas compraram o seu disquinho. Os anos de 1987 e 1988 ficaram conhecidos como os excessos do grupo – em dinheiro, em shows, em aparições, e em abusar de clichês – e a chegada de Rattle and Hum no ano seguinte, aumentou ainda mais o gigantismo, mas também rendeu belas pauladas pelo excessivo amor e apego ao som americano. A banda acabou sendo presa fácil em milhões de armadilhas, nas quais não contava: desde a crítica de grupos do selo Mother até ataques pessoais na Irlanda e ainda tentar explicar que a obsessão que tinham pela América não significava que abraçariam o estilo de vida americano. A enorme excursão pela América e Europa com lotações sempre esgotadas e o contato com as origens rock ‘n’ roll, do jazz, soul, gospel e do blues, mudaram radicalmente o grupo. Para se ter uma idéia, Bono chegou a esquecer o aniversário da esposa e acabou compondo uma canção para pedir desculpas a ela. Larry perguntava o que havia acontecido com o U2, que havia virado uma máquina de dinheiro e de paranóia. Se o U2 não havia ainda achado o que tanto procurava, finalmente acabavam de encontrar. E em doses cavalares...
http://www.beatrix.pro.br/mofo/imagens/u208_deserto.jpg
1 – O topo da parada
Após muitos anos tentando e batendo na trave, finalmente a banda consegue o primeiro posto nas paradas. E o sucesso veio com “With Or Without You”, a primeira canção do grupo a liderar a parada de sucesso na América, embora não tenha repetido o feito na Inglaterra (isso aconteceria apenas com “Desire”, de Rattle and Hum). Musicalmente falando, “With Or Without You” é uma das mais belas composições que escreveram e um belíssimo vídeo para promovê-la mostrou um grupo diferente, com Bono usando um rabo de cavalo e The Edge com uma vasta cabeleira. Bono afirma que uma grande influência para a canção foi o cantor Scott Walker e seu disco Climate of Hunter.
http://www.beatrix.pro.br/mofo/imagens/u208_withclip.jpgE o visual da banda já começava também a dar mostras com o vocalista usando e abusando de roupas de caubói. Mas a música sofria também muitas mudanças: desde que o grupo voltara a “pensar em formato de canções” como The Edge dissera, muitas melodias e músicas começaram a ser escritas de maneira mais simples, sem o experimentalismo utilizado em The Unforgettable Fire.
Ela é uma das mais bem estruturadas músicas do grupo, com um começo lento e que vai crescendo gradualmente. O primeiro lugar na parada foi extremamente comemorado pelo grupo, já que a América era a grande obsessão. Uma prova disso pode ser constatada na mixagem final de “Bullet the Blue Sky”. No último dia de gravação, o grupo e Steve Lillywhite (que iria mixar a música) estavam em um dilema. A banda havia gravado dois finais possíveis no último verso – “of America” ou “of the world”. E qual deles deveria entrar? Após uma reunião infrutífera, Steve ligou para Paul McGuinness, que decidiu: usariam América já que eles queriam mostrar a América como metáfora e também sonhavam com o riquíssimo mercado dos Estados Unidos.
http://www.beatrix.pro.br/mofo/imagens/u208_with.jpgO grupo embarcaria para os Estados Unidos e iniciaria uma monstruosa excursão, mas antes disso, não se furtaram em participar de uma homenagem a um grande grupo da Irlanda. No dia 16 de março, em um programa televisivo chamado The Late Late Show, a banda Dubliners era homenageada por completarem 25 anos de carreira. O grupo participou da festa cantando “Springhill Mining Disaster”, de Peggy Seeger, música que contém uma história comovente. A canção relembra os sobreviventes de um acidente em uma mina de carvão que havia ocorrido em Springhill, na Nova Escócia, no Canadá. Após ficarem soterrados e sem poderem sair, os mineiros começaram a cantar, enquanto esperavam ajuda. Ao final da apresentação, o U2 se juntou aos próprios Dubliners e aos Pogues para uma apresentação conjunta. Vale dizer que a canção tornou-se parte do repertório da banda durante a excursão mundial.
Após a homenagem e com “With Or Without You” em primeiro lugar, o grupo rumou definitivamente para a América. E se o grupo queria ser notícia, conseguiu logo: no dia 27 de março subiram no teto de uma loja de licores, na esquina da Sétima Avenida com a Rua Principal, no centro de Los Angeles, para uma apresentação surpresa. O grupo iria gravar um vídeo para a canção “Where The Streets Have No Name” e a tocaram três vezes, além de “Pride”, “Sunday Bloody Sunday”, “In God’s Country” e “People Get Ready”, clássico de Curtis Mayfield. E o que se viu foi um caos enorme no meio do coração da cidade, com os fãs ocupando todas as ruas e sendo preciso a intervenção policial. E dessa confusão acabaram filmando duas versões para a canção: uma maior, começando com um rádio falando e tendo “Bullet the Bue Sky” ao fundo e uma mais curta, que se tornou a mais popular.
http://www.beatrix.pro.br/mofo/imagens/u208_video.jpgAlguns críticos disseram que a idéia era uma cópia descarada dos Beatles, que tocaram “Get Back”, no teto da gravadora Apple, em Londres, no ano de 1969. No vídeo, dirigido por Meiert Avis, algumas pessoas do staff da banda, como Joe O’Herlily e Paul McGuinness são focalizadas, sendo uma atração a mais para os fãs. E depois da brincadeira era hora de conquistar o planeta. Mas não sem uma outra pequena polêmica que renderiam algumas boas agulhadas...
2 – U2 não respeita pedido de Stevie Wonder
O U2 abriria a turnê americana em Denver, no dia 2 de abril em show na Universidade Estadual do Arizona, na cidade de Tempe. O estado do Arizona era um dos poucos que não adotaram o dia 15 de janeiro, data de nascimento de Martin Luther King, como feriado nacional. O governador Evan Mechan vetou a idéia e alguns músicos americanos, em repúdio, decidiram não tocar no estado enquanto ele não mudasse sua postura. Mas o U2 tocou, ainda que Stevie Wonder tivesse feito um pedido à banda para que isso não acontecesse.
http://www.beatrix.pro.br/mofo/imagens/u208_u2.jpgCom a polêmica aberta, o grupo a aumentou ainda mais com uma declaração que foi lida pelo promotor Barry Fey, e escrita pela banda. Eis os dizeres: “o governo Mecham está envergonhando todo o povo do Arizona. Nós condenamos sua ação e seu ponto de vista, que é um insulto a um grande líder.” E deram o show, recebendo críticas duplas: do governador e dos demais músicos. Uma pequena curiosidade: esse show rendeu um belo cd duplo pirata chamado Governor Mechan & MLK e que até hoje eu guardo e mostra a banda em boa forma, fato raro em um início de turnê.
Após o final do show, Bono argumentou que a vontade do governador não era a mesma das pessoas e por isso fizeram a apresentação. Os críticos rebateram dizendo que se era para respeitar a opinião pública, deveriam ter boicotado o estado. E a briga mostrou ao cantor e ao grupo que algumas vezes as palavras e ações erradas iriam causar um considerável estrago durante o ano.
Polêmica passada, o mês de abril reservou uma grande surpresa para a banda. Uma honra que apenas os Beatles e The Who haviam conseguido...
Seg maio 11, 2015 5:11 pm por deh77
» Chat dos Rockeiros.
Ter Jan 13, 2015 11:05 am por JANAINA
» AC/DC X Guns n roses
Seg Dez 29, 2014 6:35 pm por alex22ks*
» Chat dos Guitarristas.
Qua Nov 05, 2014 11:59 pm por mdsguitar
» Qual é o porque do seu nick aqui no fórum?
Dom Mar 30, 2014 3:15 am por Mr. Nose
» Como você encontrou o fórum?
Qui Nov 28, 2013 8:46 am por sarahgenevive
» OLA!!!!!!!
Sáb Nov 16, 2013 4:48 am por Lya
» Procura-se um namorado rockeiro//headbanger
Qua Nov 06, 2013 7:28 am por AnarChaos
» About A Girl
Sáb Abr 13, 2013 9:13 pm por Andressarhcp