U2 - 1990 a 1991
1 - Start All Over Again
O sucesso, ah, o sucesso...
http://www.beatrix.pro.br/mofo/imagens/u210_banda3.jpg- É isso que chamam de sucesso, Bono? Pois então, eu não quero mais isso, cara. Encheu!
A resposta de Larry Mullen mostrava bem o estado de espírito dos integrantes. Eles estavam simplesmente exauridos do frenesi dos anos 80 e da experiência americana com Rattle and Hum.
A banda mais importante dos anos 80 havia se tornado a mais ridicularizada. Suas músicas ganhavam versões de grupos dance, Bono era ridicularizado por causa do seu visual cowboy e sua pretensão em ensinar rock and roll para o mundo. Existia até uma piada corrosiva sobre sua personalidade: "sabe como Bono troca uma lâmpada? Ele sobe numa cadeira, a segura e o mundo gira em sua volta até ela sair."
Por tudo isso, o grupo resolveu que aquilo não daria mais. Não havia como continuar aquilo. O próprio vocalista admitiu sua insatisfação em uma entrevista futura: "tudo estava tão errado que havíamos tornado uma banda cover de nós mesmos. Lembro-me de um show nosso. Estávamos tão cheios, que resolvemos tocar o set-list do final pro começo, só para quebrar a monotonia. E não fez diferença alguma."
Larry relembra a dor que sentia ao levantar de amanhã e ter que cumprir uma rotina estressante: "eu não agüentava mais falar do filme, de minha paixão por Elvis. Cara, eu nem conseguia mais me olhar no espelho! Eu havia resolvido sair do grupo, mas só não fiz isso porque gostava muito de tudo. Mas não suportava mais um show."
E agora, o que faria a maior banda do mundo? Bom, alguns trechos eu citarei o livro de Bill Flanagan, U2 at the End of the World, outras vezes algumas matérias de revistas, televisão e até puxarei pela memória, por isso a mera lembrança não é plágio...
Conta Bill Flanagan, que o U2 resolveu sacudir as traças, em Berlim, no outono de 1990. Bono conduziu banda e todo seu staff para ensaiarem novas composições no legendário estúdio Hansa, onde Bowie, Lou Reed, Iggy Pop e tanta gente gravaram discos históricos.
As brigas começaram logo cedo. Após não terem lugar algum para ficarem, os quatro ficaram jogados em um hotel barato da cidade, que celebrava a entrada nos anos 90 com a Queda do Muro de Berlim.
http://www.beatrix.pro.br/mofo/imagens/u210_ensaios.jpgMas nada funcionava e os quatro começaram a bater boca. Edge e Bono acusavam Larry e Adam de não fazerem suas lições de casa e os dois rebatiam que não havia lição porque os dois não tinham escrito uma só linha aproveitável. Houve então um tremendo bate-boca do que eles buscavam. Irritado, Bono disse que queria fazer algo na linha Madchester, modernizar o som. Adam exasperou-se. Amante das bandas dance, mandou Bono calar a boca porque a cena inglesa já era passado. Bono disse que ele era um preguiçoso e que não praticava seu instrumento. Adam pegou o baixo, deu a ele e disse: "tome, me mostre uma nova canção. Uma só, e eu trabalharei em cima dele." O cantor, calou-se.
O bate-boca continuava. E aumentou quando conseguiram, finalmente, entrar no Hansa. Ou no que havia sobrado dele. Uma ruína foi tudo o que encontraram. Tudo deteriorado, embolorado, nada funcionava. A coisa era tão grave, que precisaram mandar trazer toda a estrutura da Inglaterra. Tempo e dinheiro perdidos. E o desespero aumentava. Nada vezes nada. Tentativas vãs. No desespero, Daniel Lanois pegou uma guitarra e tentou improvisar alguma melodia em cima das novas letras, mas no clima errado, soando como Rattle and Hum. "Meu Deus, acabou tudo!", pensou The Edge.
http://www.beatrix.pro.br/mofo/imagens/u210_put.jpgNa verdade, o grupo já havia começado a trabalhar em duas frentes separadas ainda mesmo em 1990. Primeiro, foi o baterista Larry Mullen que botou as manguinhas de fora e compôs o hino da Irlanda para a Copa de 1990, na Itália, Put 'Em Under Pressure (Ole Ole Ole).
A música deu sorte, pois a Irlanda só caiu nas quartas-de-final para os anfitriões, após quatro empates consecutivos em um grupo que reunia os favoritos Inglaterra e Holanda. Sobre a participação irlandesa na Copa de 90 há um ótimo filme cômico chamado The Van, que vale a pena ser visto.
http://www.beatrix.pro.br/mofo/imagens/u210_red.jpgA segunda frente era para uma causa mais nobre, a AIDS.
Em novembro de 1990 foi lançado o disco-duplo Red Hot + Blue: A Tribute to Cole Porter, em que vários artistas escolheram uma canção do falecido compositor norte-americano Cole Porter para o projeto, que rendeu, inclusive um belíssimo especial para a televisão.
O U2 acabou optando pela clássica e soturna "Night and Day" e gravaram um estiloso vídeo no apartamento do cineasta Wim Wenders, responsável pela película, em Berlim.
http://www.beatrix.pro.br/mofo/imagens/u210_night3.jpghttp://www.beatrix.pro.br/mofo/imagens/u210_night4.jpg
Nessa música, Edge utilizou o recurso da infinite guitar, criada por Michael Brook, quando este fez a trilha-sonora do filme Captive, com o próprio Edge. A idéia consiste em criar um feedback constante assim que uma corda é tocada. Esse recurso já havia sido usado em "With Or Without You".
http://www.beatrix.pro.br/mofo/imagens/u210_night1.jpghttp://www.beatrix.pro.br/mofo/imagens/u210_night2.jpg
Bono conta que quase morreu congelado durante as filmagens do vídeo, pois Wender o colocou cantando na saca de seu prédio apenas com um paletó, aberto e sem camisa alguma por baixo em uma gélida noite.
Apesar de serem a banda mais famosa do disco, não coube ao U2 ter a primazia de ser a primeira música de trabalho do projeto. A escolhida foi a versão de "I've Got You Under My Skin", de Neneh Cherry.
Eis a lista de quem participou do disco e quais músicas cantaram:
1. I've Got You Under My Skin - Neneh Cherry
2. In The Still Of The Night - Neville Brothers
3. You Do Something To Me - Sinéad O'Connor
4. Begin The Beguine - Salif Keita
5. Love For Sale - Fine Young Cannibals
6. Well, Did you Evah! - Debbie Harry/Iggy Pop
7. Miss Otis Regrets/Just One Of Those Things - Kirsty Maccoll & The Pogues
8. Don't Fence Me In - David Byrne
9. It's All Right With Me - Tom Waits
10. Ev'ry Time We Say Goodbye - Annie Lennox
11. Night And Day - U2
12. I Love Paris - Les Negresses Vertes
13. So In Love - k.d. lang
14. Who Wants To Be A Millionaire? - The Thompson Twins
15. Too Darn Hot - Erasure
16. I Get A Kick Out Of You - The Jungle Brothers
17. Down In The Depths - Lisa Stansfield
18. From This Momment On - Jimmy Somerville
19. After You - Jody Watley
20. Do I Love You? - Aztec Camera
1 - Start All Over Again
O sucesso, ah, o sucesso...
http://www.beatrix.pro.br/mofo/imagens/u210_banda3.jpg- É isso que chamam de sucesso, Bono? Pois então, eu não quero mais isso, cara. Encheu!
A resposta de Larry Mullen mostrava bem o estado de espírito dos integrantes. Eles estavam simplesmente exauridos do frenesi dos anos 80 e da experiência americana com Rattle and Hum.
A banda mais importante dos anos 80 havia se tornado a mais ridicularizada. Suas músicas ganhavam versões de grupos dance, Bono era ridicularizado por causa do seu visual cowboy e sua pretensão em ensinar rock and roll para o mundo. Existia até uma piada corrosiva sobre sua personalidade: "sabe como Bono troca uma lâmpada? Ele sobe numa cadeira, a segura e o mundo gira em sua volta até ela sair."
Por tudo isso, o grupo resolveu que aquilo não daria mais. Não havia como continuar aquilo. O próprio vocalista admitiu sua insatisfação em uma entrevista futura: "tudo estava tão errado que havíamos tornado uma banda cover de nós mesmos. Lembro-me de um show nosso. Estávamos tão cheios, que resolvemos tocar o set-list do final pro começo, só para quebrar a monotonia. E não fez diferença alguma."
Larry relembra a dor que sentia ao levantar de amanhã e ter que cumprir uma rotina estressante: "eu não agüentava mais falar do filme, de minha paixão por Elvis. Cara, eu nem conseguia mais me olhar no espelho! Eu havia resolvido sair do grupo, mas só não fiz isso porque gostava muito de tudo. Mas não suportava mais um show."
E agora, o que faria a maior banda do mundo? Bom, alguns trechos eu citarei o livro de Bill Flanagan, U2 at the End of the World, outras vezes algumas matérias de revistas, televisão e até puxarei pela memória, por isso a mera lembrança não é plágio...
Conta Bill Flanagan, que o U2 resolveu sacudir as traças, em Berlim, no outono de 1990. Bono conduziu banda e todo seu staff para ensaiarem novas composições no legendário estúdio Hansa, onde Bowie, Lou Reed, Iggy Pop e tanta gente gravaram discos históricos.
As brigas começaram logo cedo. Após não terem lugar algum para ficarem, os quatro ficaram jogados em um hotel barato da cidade, que celebrava a entrada nos anos 90 com a Queda do Muro de Berlim.
http://www.beatrix.pro.br/mofo/imagens/u210_ensaios.jpgMas nada funcionava e os quatro começaram a bater boca. Edge e Bono acusavam Larry e Adam de não fazerem suas lições de casa e os dois rebatiam que não havia lição porque os dois não tinham escrito uma só linha aproveitável. Houve então um tremendo bate-boca do que eles buscavam. Irritado, Bono disse que queria fazer algo na linha Madchester, modernizar o som. Adam exasperou-se. Amante das bandas dance, mandou Bono calar a boca porque a cena inglesa já era passado. Bono disse que ele era um preguiçoso e que não praticava seu instrumento. Adam pegou o baixo, deu a ele e disse: "tome, me mostre uma nova canção. Uma só, e eu trabalharei em cima dele." O cantor, calou-se.
O bate-boca continuava. E aumentou quando conseguiram, finalmente, entrar no Hansa. Ou no que havia sobrado dele. Uma ruína foi tudo o que encontraram. Tudo deteriorado, embolorado, nada funcionava. A coisa era tão grave, que precisaram mandar trazer toda a estrutura da Inglaterra. Tempo e dinheiro perdidos. E o desespero aumentava. Nada vezes nada. Tentativas vãs. No desespero, Daniel Lanois pegou uma guitarra e tentou improvisar alguma melodia em cima das novas letras, mas no clima errado, soando como Rattle and Hum. "Meu Deus, acabou tudo!", pensou The Edge.
http://www.beatrix.pro.br/mofo/imagens/u210_put.jpgNa verdade, o grupo já havia começado a trabalhar em duas frentes separadas ainda mesmo em 1990. Primeiro, foi o baterista Larry Mullen que botou as manguinhas de fora e compôs o hino da Irlanda para a Copa de 1990, na Itália, Put 'Em Under Pressure (Ole Ole Ole).
A música deu sorte, pois a Irlanda só caiu nas quartas-de-final para os anfitriões, após quatro empates consecutivos em um grupo que reunia os favoritos Inglaterra e Holanda. Sobre a participação irlandesa na Copa de 90 há um ótimo filme cômico chamado The Van, que vale a pena ser visto.
http://www.beatrix.pro.br/mofo/imagens/u210_red.jpgA segunda frente era para uma causa mais nobre, a AIDS.
Em novembro de 1990 foi lançado o disco-duplo Red Hot + Blue: A Tribute to Cole Porter, em que vários artistas escolheram uma canção do falecido compositor norte-americano Cole Porter para o projeto, que rendeu, inclusive um belíssimo especial para a televisão.
O U2 acabou optando pela clássica e soturna "Night and Day" e gravaram um estiloso vídeo no apartamento do cineasta Wim Wenders, responsável pela película, em Berlim.
http://www.beatrix.pro.br/mofo/imagens/u210_night3.jpghttp://www.beatrix.pro.br/mofo/imagens/u210_night4.jpg
Nessa música, Edge utilizou o recurso da infinite guitar, criada por Michael Brook, quando este fez a trilha-sonora do filme Captive, com o próprio Edge. A idéia consiste em criar um feedback constante assim que uma corda é tocada. Esse recurso já havia sido usado em "With Or Without You".
http://www.beatrix.pro.br/mofo/imagens/u210_night1.jpghttp://www.beatrix.pro.br/mofo/imagens/u210_night2.jpg
Bono conta que quase morreu congelado durante as filmagens do vídeo, pois Wender o colocou cantando na saca de seu prédio apenas com um paletó, aberto e sem camisa alguma por baixo em uma gélida noite.
Apesar de serem a banda mais famosa do disco, não coube ao U2 ter a primazia de ser a primeira música de trabalho do projeto. A escolhida foi a versão de "I've Got You Under My Skin", de Neneh Cherry.
Eis a lista de quem participou do disco e quais músicas cantaram:
1. I've Got You Under My Skin - Neneh Cherry
2. In The Still Of The Night - Neville Brothers
3. You Do Something To Me - Sinéad O'Connor
4. Begin The Beguine - Salif Keita
5. Love For Sale - Fine Young Cannibals
6. Well, Did you Evah! - Debbie Harry/Iggy Pop
7. Miss Otis Regrets/Just One Of Those Things - Kirsty Maccoll & The Pogues
8. Don't Fence Me In - David Byrne
9. It's All Right With Me - Tom Waits
10. Ev'ry Time We Say Goodbye - Annie Lennox
11. Night And Day - U2
12. I Love Paris - Les Negresses Vertes
13. So In Love - k.d. lang
14. Who Wants To Be A Millionaire? - The Thompson Twins
15. Too Darn Hot - Erasure
16. I Get A Kick Out Of You - The Jungle Brothers
17. Down In The Depths - Lisa Stansfield
18. From This Momment On - Jimmy Somerville
19. After You - Jody Watley
20. Do I Love You? - Aztec Camera
Seg maio 11, 2015 5:11 pm por deh77
» Chat dos Rockeiros.
Ter Jan 13, 2015 11:05 am por JANAINA
» AC/DC X Guns n roses
Seg Dez 29, 2014 6:35 pm por alex22ks*
» Chat dos Guitarristas.
Qua Nov 05, 2014 11:59 pm por mdsguitar
» Qual é o porque do seu nick aqui no fórum?
Dom Mar 30, 2014 3:15 am por Mr. Nose
» Como você encontrou o fórum?
Qui Nov 28, 2013 8:46 am por sarahgenevive
» OLA!!!!!!!
Sáb Nov 16, 2013 4:48 am por Lya
» Procura-se um namorado rockeiro//headbanger
Qua Nov 06, 2013 7:28 am por AnarChaos
» About A Girl
Sáb Abr 13, 2013 9:13 pm por Andressarhcp