Primórdios
A primeira banda que pode ser considerada a base do Who foi um grupo
de "trad jazz" montado por Pete Townshend e John Entwistle, chamado The
Confedereates. Townshend tocava banjo e Entwistle trompa (instrumento que ele continuaria a usar no Who e em sua carreira solo). O guitarrista
Roger Daltrey conheceu Entwistle na rua (enquanto este último carregava
seu baixo pendurado no ombro) e o chamou para entrar para sua banda.
Entwistle concordou e sugeriu Townshend como guitarrista rítmico.
No princípio essa banda era conhecida como The Detours. Assim como muitos de seus contemporâneos britânicos, o grupo era fortemente influenciado pelo blues americano e country music, inicialmente tocando mais rhythm and blues.
A primeira formação consistia de Roger Daltrey na guitarra base, Pete
Townshend na guitarra rítmica, John Entwistle no baixo, Doug Sandom na
bateria e Colin Dawson nos vocais. Depois de Dawson deixar a banda,
Daltrey assumiu sua vaga e Townshend se tornou o único guitarrista. Em 1964 Doug Sandom saiu do grupo, e Keith Moon se tornou seu baterista.
O Detours mudou de nome para "The Who" em 1964 e, com a chegada de
Keith Moon, a formação estava completa. No entanto, por um breve
período em 1964, sob a direção do afamado mod Peter Meaden, eles mudaram de nome novamente, agora para High Numbers, lançando o compacto
"Zoot Suit / I'm The Face", designado para atrair o público mod. Com o
fracasso do compacto, a banda demitiu Meaden e retornou ao nome The
Who, passando a ser empresariada por Chris Stamp e Kit Lambert. Pouco depois conseguiram se tornar uma das bandas mais populares entre os mods britânicos.
Em setembro de 1964, na Railway Tavern em Harrow and Wealdstone, Inglaterra,
Pete Townshend destruiu sua primeira guitarra. Tocando num palco alto
demais, o estílo físico das performances do guitarrista resultaram no
rompimento do corpo de seu instrumento, quando ele se chocou contra o
teto. Furioso com as risadas da platéia, Townshend arrebentou a
guitarra em pedaços, pegou uma Rickenbacker
de doze cordas e continou o concerto. Por conta disso, o público no
show seguinte aumentou consideravelmente, mas ele se recusou a destruir
outro instrumento. Ao invés disso, Keith Moon foi quem arrebentou seu
kit de bateria.[4][5]
A destruição de instrumentos se tornaria um destaque dos shows ao vivo
do Who pelos próximos anos, e o incidente na Railway Tavern acabaria
entrando para a lista de "50 Momentos que Mudaram a História do Rock
'n' Roll" da Rolling Stone.[6]
O grupo logo se cristalizaria ao redor das composições de Townshend
(embora Entwistle também contribuísse com suas canções). Townshend era
o centro das tensões da banda, esforçando-se sempre para surgir com
idéias inovadoras e reflexivas enquanto Daltrey preferia o material
mais agressivo e enérgico e Moon a surf music norte-americana.
Os primeiros compactos e My Generation
The Who, 1966, por Vinícius Mattoso
O primeiro lançamento do Who, e seu primeiro sucesso, foi o compacto estilo-Kinks "I Can't Explain", lançado em 1965, seguido por "Anyway, Anyhow, Anywhere", a única composição conjunta de Townshend e Daltrey.
Sua estréia em LP foi no mesmo ano, com My Generation.
O álbum trazia canções que se tornariam hinos do movimento mod, como
"The Kids Are Alright" e a faixa-título "My Generation", com o famoso
verso "I hope I die before I get old" ("Eu espero morrer antes de
envelhecer"). Outros êxitos seguiram-se com os compactos "Substitute",
"I'm A Boy" e "Happy Jack" (1966), "Pictures Of Lily" e "I Can See For Miles" (1967) e "Magic Bus" (1968).
Trabalho conceitual
Apesar do grande sucesso alcançado com seus compactos, o Who, ou
mais especificamente Townshend, esgotara suas ambições com formato. Ao
mesmo tempo o som da banda evoluía, e suas músicas se tornavam mais
provocativas e envolventes enquanto Townshend passava tratar os álbuns
do Who como projetos unificados, ao invés de meras coleções de canções
desconexas. O primeiro sinal desta ambição surgiu em seu A Quick One (1966),
que trazia uma coleção de canções que reunidas contavam uma história,
"A Quick One, While He's Away", a partir de então taxada de
"mini-ópera" e mais tarde considerada o primeiro épico progressivo[7].
A seguir veio The Who Sell Out (1967), um álbum conceitual que pretendia simular a transmissão de uma estação de rádio pirata, incluíndo aí jingles e propagandas. Em 1968, Pete Townshend foi o convidado da primeira entrevista da revista Rolling Stone. Nela, revelou que estava envolvido na composição de uma ópera rock em larga escala.
Tommy e Live At Leeds
Nessa época os ensinamentos de Meher Baba passaram a exercer influência importante nas composições de Townshend, e essa conjunção de idéias acabaria desaguando em Tommy (1969), sua primeira ópera rock completa e a primeira a alcançar sucesso comercial. O indiano é creditado como "Messias" na contra-capa do álbum Tommy. No mesmo ano tocaram no Woodstock'69
Em fevereiro de 1970 o Who gravou Live at Leeds, considerado por muitos o melhor álbum ao vivo de rock de todos os tempos.[8][9][10][11][12]
O álbum, relativamente curto em sua versão original e trazendo as
canções mais pesadas do show, foi sendo relançado com o passar dos anos
em diversas versões expandidas e remasterizadas, que pretendiam
consertar problemas técnicos na gravação e acrescentar as demais partes
da apresentação.
No mesmo ano o Who começou a trabalhar em um EP, ou "maxi single", com meia dúzia de canções gravadas no estúdio caseiro de Townshend. No Festival da Ilha de Wight
em agosto, o grupo apresentou "I Don't Even Know Myself" e "Water", que
seriam parte deste novo álbum. Alguns meses depois Townshend compôs
"Pure and Easy", uma canção que ele mais tarde descreveria como o "pivô
central" do que se tornaria um ambicioso projeto multimídia chamado Lifehouse, que afastou a banda do trabalho no EP, já então abandonado.
A primeira banda que pode ser considerada a base do Who foi um grupo
de "trad jazz" montado por Pete Townshend e John Entwistle, chamado The
Confedereates. Townshend tocava banjo e Entwistle trompa (instrumento que ele continuaria a usar no Who e em sua carreira solo). O guitarrista
Roger Daltrey conheceu Entwistle na rua (enquanto este último carregava
seu baixo pendurado no ombro) e o chamou para entrar para sua banda.
Entwistle concordou e sugeriu Townshend como guitarrista rítmico.
No princípio essa banda era conhecida como The Detours. Assim como muitos de seus contemporâneos britânicos, o grupo era fortemente influenciado pelo blues americano e country music, inicialmente tocando mais rhythm and blues.
A primeira formação consistia de Roger Daltrey na guitarra base, Pete
Townshend na guitarra rítmica, John Entwistle no baixo, Doug Sandom na
bateria e Colin Dawson nos vocais. Depois de Dawson deixar a banda,
Daltrey assumiu sua vaga e Townshend se tornou o único guitarrista. Em 1964 Doug Sandom saiu do grupo, e Keith Moon se tornou seu baterista.
O Detours mudou de nome para "The Who" em 1964 e, com a chegada de
Keith Moon, a formação estava completa. No entanto, por um breve
período em 1964, sob a direção do afamado mod Peter Meaden, eles mudaram de nome novamente, agora para High Numbers, lançando o compacto
"Zoot Suit / I'm The Face", designado para atrair o público mod. Com o
fracasso do compacto, a banda demitiu Meaden e retornou ao nome The
Who, passando a ser empresariada por Chris Stamp e Kit Lambert. Pouco depois conseguiram se tornar uma das bandas mais populares entre os mods britânicos.
Em setembro de 1964, na Railway Tavern em Harrow and Wealdstone, Inglaterra,
Pete Townshend destruiu sua primeira guitarra. Tocando num palco alto
demais, o estílo físico das performances do guitarrista resultaram no
rompimento do corpo de seu instrumento, quando ele se chocou contra o
teto. Furioso com as risadas da platéia, Townshend arrebentou a
guitarra em pedaços, pegou uma Rickenbacker
de doze cordas e continou o concerto. Por conta disso, o público no
show seguinte aumentou consideravelmente, mas ele se recusou a destruir
outro instrumento. Ao invés disso, Keith Moon foi quem arrebentou seu
kit de bateria.[4][5]
A destruição de instrumentos se tornaria um destaque dos shows ao vivo
do Who pelos próximos anos, e o incidente na Railway Tavern acabaria
entrando para a lista de "50 Momentos que Mudaram a História do Rock
'n' Roll" da Rolling Stone.[6]
O grupo logo se cristalizaria ao redor das composições de Townshend
(embora Entwistle também contribuísse com suas canções). Townshend era
o centro das tensões da banda, esforçando-se sempre para surgir com
idéias inovadoras e reflexivas enquanto Daltrey preferia o material
mais agressivo e enérgico e Moon a surf music norte-americana.
Os primeiros compactos e My Generation
The Who, 1966, por Vinícius Mattoso
O primeiro lançamento do Who, e seu primeiro sucesso, foi o compacto estilo-Kinks "I Can't Explain", lançado em 1965, seguido por "Anyway, Anyhow, Anywhere", a única composição conjunta de Townshend e Daltrey.
Sua estréia em LP foi no mesmo ano, com My Generation.
O álbum trazia canções que se tornariam hinos do movimento mod, como
"The Kids Are Alright" e a faixa-título "My Generation", com o famoso
verso "I hope I die before I get old" ("Eu espero morrer antes de
envelhecer"). Outros êxitos seguiram-se com os compactos "Substitute",
"I'm A Boy" e "Happy Jack" (1966), "Pictures Of Lily" e "I Can See For Miles" (1967) e "Magic Bus" (1968).
Trabalho conceitual
Apesar do grande sucesso alcançado com seus compactos, o Who, ou
mais especificamente Townshend, esgotara suas ambições com formato. Ao
mesmo tempo o som da banda evoluía, e suas músicas se tornavam mais
provocativas e envolventes enquanto Townshend passava tratar os álbuns
do Who como projetos unificados, ao invés de meras coleções de canções
desconexas. O primeiro sinal desta ambição surgiu em seu A Quick One (1966),
que trazia uma coleção de canções que reunidas contavam uma história,
"A Quick One, While He's Away", a partir de então taxada de
"mini-ópera" e mais tarde considerada o primeiro épico progressivo[7].
A seguir veio The Who Sell Out (1967), um álbum conceitual que pretendia simular a transmissão de uma estação de rádio pirata, incluíndo aí jingles e propagandas. Em 1968, Pete Townshend foi o convidado da primeira entrevista da revista Rolling Stone. Nela, revelou que estava envolvido na composição de uma ópera rock em larga escala.
Tommy e Live At Leeds
Nessa época os ensinamentos de Meher Baba passaram a exercer influência importante nas composições de Townshend, e essa conjunção de idéias acabaria desaguando em Tommy (1969), sua primeira ópera rock completa e a primeira a alcançar sucesso comercial. O indiano é creditado como "Messias" na contra-capa do álbum Tommy. No mesmo ano tocaram no Woodstock'69
Em fevereiro de 1970 o Who gravou Live at Leeds, considerado por muitos o melhor álbum ao vivo de rock de todos os tempos.[8][9][10][11][12]
O álbum, relativamente curto em sua versão original e trazendo as
canções mais pesadas do show, foi sendo relançado com o passar dos anos
em diversas versões expandidas e remasterizadas, que pretendiam
consertar problemas técnicos na gravação e acrescentar as demais partes
da apresentação.
No mesmo ano o Who começou a trabalhar em um EP, ou "maxi single", com meia dúzia de canções gravadas no estúdio caseiro de Townshend. No Festival da Ilha de Wight
em agosto, o grupo apresentou "I Don't Even Know Myself" e "Water", que
seriam parte deste novo álbum. Alguns meses depois Townshend compôs
"Pure and Easy", uma canção que ele mais tarde descreveria como o "pivô
central" do que se tornaria um ambicioso projeto multimídia chamado Lifehouse, que afastou a banda do trabalho no EP, já então abandonado.
Seg maio 11, 2015 5:11 pm por deh77
» Chat dos Rockeiros.
Ter Jan 13, 2015 11:05 am por JANAINA
» AC/DC X Guns n roses
Seg Dez 29, 2014 6:35 pm por alex22ks*
» Chat dos Guitarristas.
Qua Nov 05, 2014 11:59 pm por mdsguitar
» Qual é o porque do seu nick aqui no fórum?
Dom Mar 30, 2014 3:15 am por Mr. Nose
» Como você encontrou o fórum?
Qui Nov 28, 2013 8:46 am por sarahgenevive
» OLA!!!!!!!
Sáb Nov 16, 2013 4:48 am por Lya
» Procura-se um namorado rockeiro//headbanger
Qua Nov 06, 2013 7:28 am por AnarChaos
» About A Girl
Sáb Abr 13, 2013 9:13 pm por Andressarhcp